Cuidados com o carro que você deve ter todo mês

18/06/2018
Viver sem o carro parece impossível, ele já faz parte do nosso dia a dia. Mas para que ele funcione de forma correta sem nos deixar na mão é preciso estar atento a alguns itens da sua manutenção.
 
Bateria
 
Para a sua melhor preservação verifique periodicamente se os cabos estão limpos e bem fixados aos polos da bateria. Além de testar regularmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida; bateria; alternador e motor de partida.
 
Freios
 
É importante checar regularmente o líquido do freio. Caso o seu nível esteja abaixo do recomendado no reservatório, pode significar algum vazamento no sistema, o que pode exigir reparação ou substituição de peças. Se nenhum vazamento foi constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos de freio. Nesse caso, não deixe de trazer o seu veículo até a Passionner para que todo o sistema de frenagem seja analisado.
 
Pneus
 
A principal preocupação com os pneus do seu automóvel é o desgaste. Analise com atenção e se notar uma área mais gasta no centro da roda, é sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante; se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado e caso o desgaste esteja em algum lado interno ou externo, desconfie de problemas de alinhamento da suspensão.
 
O ideal é calibrar o seu pneu na pressão ideal, assim ele contribui com a economia de combustível e evita os desgastes prematuros. Procure fazer a calibragem no mínimo duas vezes por mês e recorra ao manual para obter informações a respeito da pressão recomendada.
 
Óleo
 
O óleo do motor precisa de uma atenção extra pois tem a função de lubrificar todas as partes móveis do seu automóvel. Verifique periodicamente o nível de lubrificante por intermédio da vareta de óleo. Caso o nível do óleo esteja abaixo da especificação procure a Passionner pois o veículo poderá apresentar vazamentos.
 
Além disto é fundamental fazer sua substituição no período especificado pela montadora, pois desta forma o consumo de combustível se estabiliza e a emissão de poluentes do seu veículo será controlada. Caso não ocorra a troca nos períodos determinados, poderão ocorrer falhas no sistema de lubrificação e consequentes avarias internas no motor.
 
Sistema de Arrefecimento
 
Caso o funcionamento do sistema não esteja adequado, o motor poderá aumentar o consumo de combustível e, na pior das hipóteses, comprometer itens como a junta de cabeçote.
 
Sempre verifique o nível da água no reservatório de expansão. As medidas sempre deverão ser respeitadas de acordo com os limites mínimo e máximo desse compartimento. Se perceber que o abastecimento de água é frequente, procure a Passionner para um diagnóstico preciso.
 
Com estes cuidados mensais e com revisões regulares aqui na Passionner, o seu carro vai durar muito mais e no futuro pode ser revendido por um valor muito mais alto!