Como economizar gasolina?

30/05/2018
A crise do abastecimento de combustíveis dos últimos dias tem tirado o sono de muitos motoristas, já que a maioria precisa do veículo para o trabalho ou para os deslocamentos de rotina. Além de estarem em falta nas bombas, gasolina, etanol e diesel estão com os preços elevados, exigindo uma reflexão sobre o que é possível fazer para economizar. 
 
Confira algumas dicas importantes que podem fazer a diferença na hora da economia:
 
- PESO DESNECESSÁRIO
A economia deve começar por cuidados básicos com o seu carro. O excesso de bagagens e tralhas no interior do seu carro e porta-malas contribui para que ocorra o aumento do consumo.
 
- PNEUS CALIBRADOS 
Além de contribuir para a segurança e maior durabilidade, a calibragem dos pneus ajuda a manter a pressão correta indicada pelo fabricante do veículo e ajuda a economizar combustível. Se a pressão do pneumático estiver 30% abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, o consumo pode aumentar em até 2,5%.
 
- ALINHAMENTO:
Suspensão e direção desalinhadas aumentam a resistência à rodagem dos pneus, elevando o consumo de combustível.
 
- DIREÇÃO: Evite a velocidade alta; arrancadas e acelerações bruscas só contribuem para o aumento do consumo de combustível.
 
- MARCHAS: Muito atenção com elas; saber trocar as marchas na hora certa ajuda a reduzir o consumo. O ideal é tentar manter as rotações do motor em uma faixa mais econômica. Deixe as marchas fortes apenas para subidas íngremes.
 
- AR-CONDICIONADO: Ele pode aumentar o consumo de combustível em até 2%. Evite utilizá-lo nestas situações.
 
Não esqueça das revisões! 
Cuidar da manutenção do carro também contribuí na redução do consumo.
Um filtro de ar muito sujo pode aumentar o consumo em até 10%. O motor precisa estar em condições ideais, com a queima da mistura ar/combustível na medida certa. 
 
Agende já a sua aqui na Passionner.