Como conhecer o motor do meu carro?

14/05/2019

Todo veículo necessita passar por um processo de manutenção. No caso dos motores e óleos lubrificantes, é de grande importância para que as peças do sistema não entrem em atrito e se desgastem com maior facilidade.

Para você saber quando é chegada a hora, basta acessar o manual de fabricação, lá são encontradas as informações de quilometragem adequada para a troca do óleo e o lubrificante ideal para cada modelo de automóvel.

No que engloba os óleos lubrificantes, existem 3 tipos, são eles: óleo lubrificante sintético, semissintético ou mineral. Assim como os lubrificantes, os motores também são classificados em 3 tipos. Confira quais são e algumas de suas características.

Motores rodados

Os automóveis rodados têm um desgaste maior no motor. Por este motivo, eles também têm algumas folgas. Entretanto, isso não está relacionado à idade do veículo, mas ao histórico de manutenção.

Alguns motores, com o passar do tempo, adquirem uma espécie de ruídos, saiba que é um sinal de desgaste. Neste caso, você deve escolher o lubrificante com maior viscosidade, ou seja, mais espesso para que preencha folgas.

Motores flex

Para os automóveis com motores flex há óleos específicos. Esse tipo de óleo lubrificante protege o motor da água que se forma com o uso do etanol. Essa água pode corroer o metal e por isso, o lubrificante deve se misturar a ela.

Para saber qual é o óleo ideal para os motores flex, a indicação segue a mesma: conheça as classificações atuais diante do manual de seu automóvel.

Motores antigos

Já os motores mais antigos não têm um bom acabamento em comparação aos motores atuais. Além disso, as folgas são maiores e por isso eles necessitam de óleos mais espessos.

Fora a viscosidade, que do ponto de vista tecnológico a especificação mais moderna do óleo lubrificante é atender as anteriores.

Diante dessas informações, o aconselhável é sempre procurar por um profissional especializado para realizar a troca de óleo, pois, se o lubrificante pingar no motor, ele pode afetar velas, câmara de combustão e catalisador, e gerar prejuízos a longo ou curto prazo.

 

Escolher entregar serviços de qualidade às pessoas, é a real motivação por desenvolver materiais que auxiliem no conhecimento. Tudo isso para você acompanhar de perto as soluções que podemos lhe oferecer. Portanto, deixamos um convite aos nossos leitores, entre em contato com a Mecânica Passionner e conheça os nossos serviços de manutenção para o seu veículo.